Quem se desloca a MF Colchões, em Benavente, pode contar igualmente com um aconselhamento personalizado sobre as necessidades de cada cliente, no que se refere ao descanso, inclusive consoante a posição em que cada um costuma dormir.
Mário Fernandes: Há quantos anos existe a MF Colchões e como é que surge a empresa?
A empresa surge de um negócio familiar. A minha família materna sempre teve comércio ligado mais à parte do mobiliário e decoração em Benavente e, na altura, eu decidi arriscar e criar o meu próprio negócio também dentro desse ramo mas segui a tendência de procurar no âmbito da colchoaria. Foi um ramo que se começou a desenvolver sensivelmente há 15 anos de uma forma um bocadinho mais acelerada e resolvi especializar-me nessa área, na área do descanso, com aconselhamento personalizado ao cliente e, de ano para ano, as coisas têm vindo a melhorar.
Há cada vez mais preocupação com um bom descanso
Cada vez mais as pessoas estão sensibilizadas para aquilo que é fundamental, que é o descanso, para depois durante o dia puderem desenvolver da melhor forma as suas tarefas, a execução dos seus trabalhos.
E felizmente que as coisas, mesmo com um contexto de pandemia, têm corrido muito bem e cada vez há mais sensibilidade na procura de artigos de descanso, e esta loja é um exemplo disso e muita gente ainda não conhece. Às vezes há pessoas que entram e que ficam muito admiradas com a dimensão de uma loja destas num meio mais pequeno. O nosso parceiro mais forte é a Molaflex, que é a líder no mercado nacional e é uma empresa que dispensa apresentações.
A importância da promoção do comércio local
É importante que estas iniciativas, como a Câmara tem vindo a desenvolver, a nível das montras, a nível também agora da divulgação deste novo site onde as pessoas podem encontrar este tipo de negócios, porque por mais publicidade que nós façamos, a nossa luta constante é procurar aquilo que as pessoas de Benavente e do concelho de Benavente, em vez se calhar aos fins de semana irem para os centros comerciais, para as grandes superfícies, procurar artigos que encontram aqui aos mesmos valores ou até muitas vezes com aconselhamento um bocadinho mais personalizado. E a nossa batalha do dia a dia é essa, é procurar que as pessoas venham às lojas ao comércio local. Daí louvo esta iniciativa que sido feita de desenvolver o comércio local.
O “Boca a boca” é muito importante no comércio de proximidade
O negócio da colchoaria funciona muito no boca a boca e eu digo muitas vezes aos meus parceiros, sobretudo à Molaflex, que numa fase inicial até nem tinha bem esta noção que nós aqui em Benavente vamos ao café de manhã e encontramos 4 ou 5 clientes, vamos almoçar ao restaurante e encontramos 4 ou 5 clientes, o próprio dono do restaurante se calhar é nosso cliente. E, portanto, nós temos que ter uma atenção redobrada perante o cliente final. Digo muitas vezes aos meus clientes quando aqui entram que, além de poderem ou não comprar o colchão, têm uma explicação dos diferentes tipos de colchões que existem no mercado, porque é que uns custam 200€ e outros custam 1200€ ou 2000€. Portanto é preciso explicar isso ao cliente.
Penso que é isso o grande foco do comércio local, que é estarmos perto das pessoas, conhecermos as pessoas, as pessoas dizerem ao amigo ou ao primo ou à mãe, ao filho vai ali àquela loja porque eu fui e escolhi bem.